terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Projeto PAPI

PAPI "Projeto De Assistência ao Idoso"

Nenhuma sociedade poderá desenvolver-se se não agregar todos os seus grupos sociais. Somente com a participação efetiva de todos se constrói a verdadeira democracia. Os menos favorecidos, como os idosos, por exemplo, devem receber garantias de inclusão ou reinclusão social, ou seja, que lhes sejam assegurados direitos como a segurança econômica, a habitação, saúde, convívio com a família e comunidade e respeito pela sua autonomia pessoal.

No Brasil, a Lei nº 8842, de 04/01/1994, dispõe sobre a política do idoso, que tem por objetivo “assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade”. Além desta, temos uma vasta legislação que garante o atendimento às pessoas envelhecidas, assegurando o amparo, tanto por parte da família, quanto da sociedade.

1Segundo o IBGE, 2000, o total de brasileiros com idade superior a 60 anos é de 14.536.029, o que representa 8,56% da população. Deste total, a grande maioria vive com seus familiares. Apenas 1% estão em instituições asilares ou similares. A projeção para 2020 será de uma população idosa de 18,02%, para 2040 de 25,08% sobre o total da população brasileira. Isso significa que o Brasil será detentor da 6ª população idosa do mundo. E, segundo a ONU, em 2050 a quantidade de pessoas com mais de 60 anos em todo o mundo será maior do que a quantidade de pessoas com idade inferior a 15 anos. Os especialistas em atendimento ao idoso no Brasil são apenas 500 geriatras e 300 gerontólogos, índice alarmante.

Esta realidade justifica a necessidade das instituições beneficentes de Assistência Social priorizarem a implementação de ações destinadas à valorização do idoso. Cabe, ainda, ressaltar a valorosa contribuição que estas pessoas podem dar aos mais novos, pois acumulam saberes, experiências de vida que não podem ser desprezados. É por este motivo que a Fundação Uniplac deve desenvolver iniciativas que visem esta valorização, pois não é responsabilidade apenas do Estado, mas sim um compromisso social, condição para exercício pleno da cidadania.

Fonte: IBGE 2000, apud Cartilha do Idoso Brasília: Senado Federal, 2003.

Objetivo

Contribuir com projetos de caráter social para a inclusão dos idosos na sociedade, através de práticas educativas, culturais e de lazer, propiciando a continuidade do desenvolvimento pessoal e social ao ser humano da terceira idade.

Referência

http://www.uniplac.net/responsabilidadesocial/?link=prog_07

Nenhum comentário:

Postar um comentário