terça-feira, 15 de dezembro de 2009

PROPOSTA DE ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

Tendo-se em vista que a interdisciplinaridade é um recurso que amplia possibilidades de interação entre disciplinas/áreas podemos encontrar pontos de semelhança entre elas para a criação de um entrelaçamento que nos leve à visão do conhecimento e como usá-lo para ensinar e para aprender.

Diante desta lógica, e tendo-se em vista as disciplinas da Áreas Ciências da Natureza e suas Tecnologias, uma sugestão é o incentivo aos alunos para a construção das relações entre os diferentes conteúdos presentes nas citadas aqui, para levá-los à percepção que a ciência também tem uma história, assim como o país, o estado, ou a comunidade, mostrando-lhes que problemas de saúde, de Química e de Física, além de envolverem a Ecologia e a Biologia como um todo são ao mesmo tempo problemas ambientais.

Constatou-se, na atualidade que a estratégia de ensino mais utilizada para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico interdisciplinar são os projetos didáticos, através deles pode-se introduzir o estudo de temas que não pertencem a uma disciplina específica, mas que envolvem duas ou mais delas.

Daremos, então, aos alunos um sentido ao esforço de aprender com o propósito de construir boas situações de aprendizagem, nas quais se evite compartimentalizar o conhecimento.

Projeto PAPI

PAPI "Projeto De Assistência ao Idoso"

Nenhuma sociedade poderá desenvolver-se se não agregar todos os seus grupos sociais. Somente com a participação efetiva de todos se constrói a verdadeira democracia. Os menos favorecidos, como os idosos, por exemplo, devem receber garantias de inclusão ou reinclusão social, ou seja, que lhes sejam assegurados direitos como a segurança econômica, a habitação, saúde, convívio com a família e comunidade e respeito pela sua autonomia pessoal.

No Brasil, a Lei nº 8842, de 04/01/1994, dispõe sobre a política do idoso, que tem por objetivo “assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade”. Além desta, temos uma vasta legislação que garante o atendimento às pessoas envelhecidas, assegurando o amparo, tanto por parte da família, quanto da sociedade.

1Segundo o IBGE, 2000, o total de brasileiros com idade superior a 60 anos é de 14.536.029, o que representa 8,56% da população. Deste total, a grande maioria vive com seus familiares. Apenas 1% estão em instituições asilares ou similares. A projeção para 2020 será de uma população idosa de 18,02%, para 2040 de 25,08% sobre o total da população brasileira. Isso significa que o Brasil será detentor da 6ª população idosa do mundo. E, segundo a ONU, em 2050 a quantidade de pessoas com mais de 60 anos em todo o mundo será maior do que a quantidade de pessoas com idade inferior a 15 anos. Os especialistas em atendimento ao idoso no Brasil são apenas 500 geriatras e 300 gerontólogos, índice alarmante.

Esta realidade justifica a necessidade das instituições beneficentes de Assistência Social priorizarem a implementação de ações destinadas à valorização do idoso. Cabe, ainda, ressaltar a valorosa contribuição que estas pessoas podem dar aos mais novos, pois acumulam saberes, experiências de vida que não podem ser desprezados. É por este motivo que a Fundação Uniplac deve desenvolver iniciativas que visem esta valorização, pois não é responsabilidade apenas do Estado, mas sim um compromisso social, condição para exercício pleno da cidadania.

Fonte: IBGE 2000, apud Cartilha do Idoso Brasília: Senado Federal, 2003.

Objetivo

Contribuir com projetos de caráter social para a inclusão dos idosos na sociedade, através de práticas educativas, culturais e de lazer, propiciando a continuidade do desenvolvimento pessoal e social ao ser humano da terceira idade.

Referência

http://www.uniplac.net/responsabilidadesocial/?link=prog_07

Ceja Eudes Veras

UMA ESCOLA DIFERENTE

É uma Escola que adota uma metodologia e um horário diferentes das escolas em que você estudou. No nosso CEJA, o aluno é quem determina sua frequência e é responsável por sua aprendizagem, pois o nosso sistema é semi-presencial, auto-instrutivo e modular .

É destinado aos jovens e adultos: aos maiores de 15 anos, para o Ensino Fundamental; aos maiores de 18 anos, para o Ensino Médio; ao aluno de outra escola que não obteve êxito em determinada(s) disciplina(s) para efeito de continuação de seus estudos em sua escola de origem; alunos especiais, alunos fora da faixa etária para o ensino regular e a todos que desejam estudar para concursos, exames e vestibulares, bem como engajar-se em outras atividades culturais.

O CEJA se propõe a abrir caminhos que possiblitem o crescimento do que existe de construtivo em cada indivíduo, tornando-o capaz de pensar-se com sentido na existência humana e competente para comunicar os seus significados.

"...o atalho de uma caminhada para projetar o futuro". (Eudes Veras)

Diretora Francis com professores